Limpeza de Piscina no Verão!

O verão está chegando. E é nele que que resolvemos utilizar a piscina com uma frequência maior. As crianças brincam e nadam o dia todo nos clubes, nas residências, chácaras e áreas de lazer!

É fácil perceber que o verão é a época em que mais utilizamos piscinas, sejam elas de clubes ou privativas. E não importa o que façamos, a limpeza da piscina tem que estar impecável para que possamos aproveitar e deixar que as crianças aproveitem ao máximo!

Aí surge o problema e, com ele, a pergunta: como limpar a piscina no verão? Até onde é possível manter a piscina limpa nessa época do ano? Com toda essa quantidade de gente entrando e saindo da água, com todo esse sol que leva nosso cloro embora, com todo este suor que os usuários deixam na piscina para a formação de cloraminas… Então, que tal falarmos do que pode ser feito para manter a piscina limpa durante a época mais quente do ano?

 

O que dificulta a limpeza da piscina no verão são vários os fatores :

  • No verão o sol que incide sobre a piscina leva uma maior quantidade de cloro devido à evaporação.
  •  Em geral, a água da piscina fica numa temperatura mais elevada pois muitos só ligam o aquecimento da piscina nesta época do ano. Uma água mais quente significa crescimento mais acelerado de algas e bactérias que irão consumir o cloro mais rapidamente!
  •  No verão são mais pessoas utilizando a piscina, o que significa que mais cloro será gasto para oxidar impurezas trazidas com os banhistas, suor e etc.

Todos os fatores citados acima contribuem para o consumo acelerado do cloro que, consequentemente, catalizará o processo de turvação da água ou a deixará verde.

 

E aí? Não há como limpar a piscina no verão?

Vamos separar a limpeza da piscina em duas partes para ficar mais fácil de tratar.  A limpeza química da piscina e a limpeza física. Na parte química, entra a função do cloro e de mais alguns outros produtos que tem como objetivo impedir o crescimento de algas e bactérias na piscina. Já na limpeza física, falaremos da filtração e outras ações mecânicas que promovem a cristalinidade da água.

 

Limpeza química da piscina no verão.
A primeira coisa que precisamos ter em mente é que a cloração, por mais que seja bem feita e controlada, tem um limite e que, se a quantidade de impurezas que entram na piscina ultrapassar este limite, você poderá fazer de tudo que sua piscina continuará a ficar turva ou verde.

Ela pode até não chegar neste ponto, mas certamente perderá a cristalinidade. Então a primeira coisa a se fazer para manter a piscina cristalina durante todo o verão é instalar um método de tratamento auxiliar para o cloro! Atualmente existem vários no mercado que são excepcionais e você pode optar pela desinfecção ultra-violeta, pode optar por um gerador de ozônio, e por aí vai. São muitas opções que podem auxiliar na desinfecção da água deixando o trabalho mais seguro e confortável.

 

Limpeza física da piscina no verão.
Agora que você já tem um sistema de desinfecção eficiente para enfrentar o verão, ou seja, a cloração funcionando em conjunto com algum outro método de tratamento químico, o próximo item que precisa de uma atenção é o tratamento físico.

A filtração da água precisa estar ligada durante todo o tempo em que a piscina está sendo utilizada. Nestes períodos de uso intenso da piscina, já não é necessário contar quantas horas o filtro está funcionando porque, no final das contas, em geral a piscina é utilizada por muito mais tempo que 8 ou 10 horas por dia. Com o aumento do tempo de filtração, faz-se necessário uma diminuição no intervalo entre as retro-lavagens da areia do filtro, caso contrário você poderá estar utilizando o filtro com sua performance consideravelmente reduzida!

Além disso, é interessante que, no verão, prestemos atenção redobrada à coadeira do skimmer e ao cesto da motobomba que, devido à grande quantidade de banhistas na piscina, podem facilmente ser obstruídos com fiapos de roupas, folhagens e outras coisas que os usuários podem levar para a piscina. Enfim, são muitas coisas que fazem do verão um verdadeiro pesadelo para quem limpa a piscina, mas nada que uma boa dose de experiência não resolva.

 

Pois bem. A Araquimica Araraquara trabalha com produtos para a limpeza e o tratamento de água de piscina. Nossa parceria de sucesso é com a Neoclor, fabricante de produtos reconhecida e consolidada no mercado pela qualidade e eficiência de seus produtos. Além disso, nossa parceira está sempre em nossa cidade, prestando atendimento e consultoria especializa, promovendo cursos da área em nossa loja e trazendo novidades. Então, já sabe! Se não quiser passar apertado na melhor época do ano, visite nossa loja para um cafezinho, venha conferir nosso setor de produtos e acessórios para piscina e tirar todas as suas dúvidas!

Outras notícias