Dica Para a Limpeza de Forno e Fogão!

Atualmente, encontramos no mercado diversas opções de fogões: o tradicional, os de embutir e o cooktop. Contudo, na hora da limpeza e manutenção, o problema continua a ser a mesa de inox desse produto de cozinha, para manter o brilho e a beleza!

A limpeza é muito importante para essa máquina. Ao limpar o fogão corretamente, você garante a eficiência das funções do produto, como, por exemplo, o forno autolimpante, função esta que veio para facilitar a vida doméstica, mas exige alguns cuidados na hora da limpeza. Confira as dicas das marcas:

  • Limpeza do forno autolimpante
    Para remover o excesso de gordura do forno autolimpante, não é preciso esfregar. Basta utilizar um pano úmido ou esponja macia com detergente neutro ou um produto desengordurante.Não se deve utilizar materiais abrasivos, como esponja de aço ou saponáceos, objetos pontiagudos ou cortantes, nem produtos de limpeza à base de soda cáustica ou silicone, para não causar riscos e manchas no fogão. Também os resíduos de produtos de limpeza devem ser removidos, com o cuidado para não deixar cair água ou sabão na tampa do forno, evitando prejudicar o queimador localizado sob o forno.

 

  • Limpeza das partes de vidro e partes esmaltadas
    Embora sejam superfícies mais resistentes, os vidros e as partes esmaltadas podem riscar se forem limpos com materiais abrasivos ou com muita força. De modo geral, vale também a orientação de limpeza com esponja ou pano macio umedecidos em água morna e detergente neutro. Apenas nas capas dos queimadores, nas grades da mesa e no chão do forno, recomenda-se a utilização de palha de aço. Nos modelos em que é possível remover o vidro interno da porta e o chão do forno, essas peças podem ser levadas à pia para lavagem com água e detergente, mas vale ressaltar que os itens devem ser removidos com cuidado, seguindo a orientação encontrada no manual de instruções. Todo o resíduo de sabão ou detergente deve ser removido e todas as partes devem ser secas com pano seco e macio para evitar manchas.

Nunca é demais lembrar!
Antes de realizar qualquer limpeza, é preciso desligar o fogão da tomada e fechar o registro de gás. Além disso, as prateleiras devem ser retiradas e os restos de comidas acumulados, removidos.

Na limpeza do fogão, não devem ser usados produtos como cloro, água sanitária, querosene, gasolina, solventes, removedores, ácidos, vinagres, suco de limão, café, leite, água salgada e suco de tomate, pois podem manchar e danificar o produto. Também não devem ser usados materiais abrasivos, como esponja do lado verde, palha de aço e saponáceos em pó, além de produtos químicos agressivos, como limpa-fornos comerciais, pois podem riscar as superfícies. Objetos pontiagudos como pontas de facas, palitos e tesouras também não devem ser usados, para evitar danos ao produto.

Outra dica muito importante é sempre secar o produto, evitando o acúmulo de umidade e a possível oxidação do metal (pontos de ferrugem).

Para sujeiras mais difíceis, o ideal é limpar rapidamente o forno após o uso, assim que a temperatura baixar, caso tenha respingado gordura. Isso evita o acúmulo de sujeira e o cheiro desagradável de queimado, que também pode ser evitado protegendo os assados com papel alumínio.

 

 

Dica de Ouro Araquimica!

Pois bem, agora que você está informada (o) sobre os cuidados de limpeza e manutenção, é hora de escolher o produto certo para essa tarefa. E aqui na Araquimica você encontra produtos de qualidade. Nossa recomendação, testada e aprovada pelos cliente tem sido o uso do “Dino Max Uso”!

Indicado para a limpeza de cozinhas, banheiros, pias, azulejos, plástico, esmaltados e superfícies laváveis, ele é altamente eficaz na remoção de gorduras, fuligens, poeiras e marcas de dedos que ficam no fogão, sendo um excelente auxílio para essa máquina.

Seu modo de uso? Para limpeza pesada, aplicar o produto puro, esfregar com o auxílio de um pano ou esponja e, em seguida, passar um pano seco para remoção. Para limpeza leve, dilua uma parte do produto em três partes de água, esfregar com o auxílio de um pano ou esponja e, em seguida, passar um pano seco para a remoção do produto.

Gostou? Viu a foto que a cliente mandou?

Então venha conferir e experimente essa solução em casa você também!

Outras notícias