Dicas de aromatização de ambientes para a sua casa!

Nas dicas da matéria de hoje vamos falar sobre essências e perfumaria para o lar. Especificamente, vamos falar dos “Aromatizadores de Ambientes”, postando as melhores dicas para nossas clientes.
A primeira coisa importante sobre as diferentes quantidades de essências nas receitas, está na concentração destas As essências utilizadas para Perfumaria Fina, são indicadas na proporção de 20% para perfumes e 10% para se fazer colônias. Assim, você deve suspeitar de receitas para aromatizadores indicando quantidades de essência muito acima que 30%, pois a essência, nessas quantidades não possuem qualidade.
Outra dúvida muito comum é a respeito dos “fixadores”, alguns indicam colocar, outros não. Então vamos lá!
Os fixadores são importantes quando se trata de perfumes, pois vão na pele, por isso têm a função de manter por mais tempo o perfume. Neste caso, o fixador não é necessário na receita de aromatizador.
Você sabia que algumas essências já fazem a função de fixadores? geralmente as de notas de fundo que são aquelas que temos a percepção uma hora após passar o perfume e que ficam perdurando na pele. Essências como o musk ou vanilla são muito utilizadas como fundo fixadores. Por isso, tenha em mente que fixadores também interferem no aroma escolhido e por serem menos “voláteis” também tendem a “grudar” nos ambientes.
Mas, se você quer que o perfume fique por mais tempo e não se importa que fiquem “resíduos”, pode optar por misturar essência de baunilha ou musk, ou outros amadeirados, ou mesmo o próprio fixador em seu aromatizador e borrifar nas cortinas, por exemplo, para um cheirinho mais prolongado no ambiente. Mas evite fazer isto nos aromatizadores de vareta, pois não funcionam bem, da mesma forma.
Aromatizadores de Varetas!
As essências que funcionam em Spray, podem não funcionar bem para o difusor de Varetas.
Para que elas propagem bem o aroma no ambiente através das varetas, escolha essências que tenham notas de explosão maior, notas de cabeça mais fortes, ou seja, são aquelas notas mais voláteis que duram alguns segundos e são a primeira impressão da essência, algumas são muito suaves e por isso não funcionam tão bem em varetas, neste caso, melhor optar pelo seu uso através de Sprays.
Já as as varetas ideais, são aquelas usadas em algodão doce, feitas de madeira mais porosas, absorvem mais o líquido funcionando melhor na difusão do aroma no ambiente. A quantidade de varetas e o comprimento delas também influenciam, por isso, use cerca de 5 ou 6 varetas longas e abertas em formato de leque no frasco. E não faz mal se elas ficarem um pouco mais altas do que a altura do próprio frasco, o importante é sua funcionalidade.
Se o ambiente for muito ventilado, um frasco de aromatizador com 6 varetas vai ser satisfatória para aromatizar até 5 metros quadrados; se o ambiente for maior terá que distribuir mais frascos.
Use a Água desmineralizada ou destilada ou deionizada preferencialmente, que são livres de metais pesados e principalmente de cloro, para uma qualidade final melhor. Se for usar água filtrada, deixe um dia descansando para que o cloro dissipe e os metais pesados decantem e utilize a água que fica por cima descartando a do fundo.
Outra dica que gostaríamos de dar é sobre o propilenoglicol e ou renex nas receitas. Eles servem para solubilizar a essência, porque essências geralmente são composições oleosas, assim, ele é quem vai ligar suas moléculas em água/álcool  e evitar turvar. O Propilenoglicol é utilizado para perfume, por seu uso na pele ser atóxico. Já o renex faz o mesmo papel em aromatizadores, sanitizantes e outros produtos, que não vão ser passados na pele. Outra curiosidade é que o propilenoglicol também evita que a essência se evapore muito rápido, fazendo com que o aromatizador dure mais tempo.
E enfim a Maceração. Tem diversas formas de maceração encontradas por aí na internet. Tem gente que diz, maturar, deixar “curtir”. E este é, sem dúvida alguma, um processo importante para dar qualidade ao seu trabalho. O processo ajuda a intensificar o aroma da essência e quebrar o cheiro do álcool. O ideal mesmo é macerar num prazo minimo de 10 dias até 30 dias, quanto mais tempo melhor. O processo consiste em colocar o frasco fechado na geladeira por um dia e outro dia em local com temperatura ambiente e escuro, entre um e outro, agite o frasco e abra a tampa para dissipar o álcool. E lembre-se, dê preferência para frascos de vidro, ou se quiser os frascos mais em conta, escolha os feitos de pet, evite o plástico!
Quanto ao corante, dose só um pouquinho, pode até ser o alimentício, mas lembre-se, estes corantes são mais fotossensíveis, por isso vão desbotar mais rápido com a claridade. Já os corantes cosméticos se manterão por mais tempo sua cor.
Sobre o álcool, utilize o álcool de cereais ou o neutro, este último é o utilizado em perfumaria mesmo. Cuidado ao manipular o álcool, ok? E de forma alguma manuseie álcool de cereais perto do fogo, mantendo também os produtos longe do alcance das crianças.
De resto, é curtir! Brinque com a mistura de aromas, busque informações sobre perfumaria. Por isso, aqui na Araquimica Araraquara, você encontra todos os produtos que precisa para fazer o seu criativo, em nosso departamento de essências e perfumaria, e conta com o auxílio e as dicas de nossa equipe comercial em loja, para que o resultado de suas experiências seja proveitoso.  Dê o clima com eles, romântico naqueles momentos, ou alegres, ou sofisticados nas festas, ou aquele cheirinho de bebê e lavanda suave no quarto das crianças. Use a criatividade e seu bom gosto, decore seus frascos, distribua para seus amigos, e presenteie!

Outras notícias