Limpeza e Manutenção do Armário de Cozinha!

O seu armário está engordurado e cheio de poeira? Então veja 5 dicas da Araquimica para fazer uma limpeza completa.

Confira 5 dicas infalíveis de como limpar armário de cozinha, sem manchar ou riscar o móvel. Medidas simples garantem uma limpeza completa, capaz de remover a poeira, gordura e qualquer tipo de sujeira que fica acumulada.

 

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida, por isso nem todo mundo tem tempo disponível para fazer a limpeza do armário de cozinha. A boa notícia é que alguns cuidados diários ajudam a manter o móvel sempre limpo e impecável.

 

Dicas de como limpar armário de cozinha

Você tem dificuldades para manter o armário limpo? Então confira a seguir algumas dicas:

 

1 – Reconheça as limitações de cada material

Antes de iniciar a limpeza dos armários, é muito importante reconhecer as necessidades do material. Veja só:

Armário em MDF: esse tipo de móvel não é tão resistente à umidade, por isso não pode ser limpo com um pano encharcado de água ou de produto de limpeza. O ideal para esse tipo de revestimento é usar uma flanela limpa e macia, levemente umedecido com água e sabão neutro. Em caso de manchas, recomenda-se o preparo de uma solução com álcool e água.

Armário de madeira: a limpeza desse móvel depende muito das condições do revestimento (pintado, encerado ou envernizado). Para remover a sujeira e a poeira desse tipo de material, vale a pena usar um pano úmido, seguido por uma flanela seca. Evite aplicar na superfície do armário qualquer produto químico disponível à venda no mercado, sem antes consultar as suas indicações ou mesmo a consultoria de uma equipe comercial especializada, como a nossa.

 

Armário de fórmica: para limpar a fórmica, você só precisa umedecer o pano com detergente neutro, álcool ou algum produto com amoníaco. Jamais use produtos abrasivos, como é o caso da esponja de aço. Itens gordurosos, como é o caso da cera, também devem ser evitados nesse tipo de revestimento.

Caso o armário de cozinha tenha detalhes em vidro, você pode usar um produto apropriado para esse tipo de superfície. Dessa forma, será possível remover toda a sujeira acumulada, sem risco de manchar.

2 – Adote uma frequência

Para conservar o armário sempre limpo, é muito importante adotar uma frequência de limpeza. O ideal é passar um pano seco e macio no móvel diariamente, pois assim a poeira não se acumula.

3 – Atenção ao movimento

Jamais empregue movimentos circulares para limpar o móvel. Opte sempre pelo “vai e vem” com o pano para evitar marcas. Essa recomendação é ainda mais importante no caso de armários planejados revestidos com lâmina de madeira.

4 – Limpeza da parte interna

A limpeza interna do armário pode acontecer uma vez por mês ou a cada 15 dias. Para realizá-la, é necessário deixar o móvel vazio. Passe o pano, umedecido com água e sabão de coco, por todas as prateleiras internas. Na sequência, use um pano seco para remover a umidade.

Procure deixar o armário aberto por alguns minutos, até secar bem a parte interna. Depois, forre as prateleiras com cartolina. Essa dica contribui muito com a conservação do móvel e também facilita a limpeza.

5 – Limpe os gaveteiros

Não se esqueça de fazer uma limpeza cuidadosa dos gaveteiros. Para isso, remova os objetos armazenados e lave-os com detergente neutro e água. Depois, passe um pano úmido na parte interna do gaveteiro, a fim de remover toda a sujeira. Aguarde o tempo de secagem antes de voltar a guardar os utensílios.

 

Pois bem. Após todas essas dicas, é preciso planejar, comprar e separar os materiais necessários, tanto os produtos de limpeza apropriados indicados no texto, como os utensílios e acessórios específicos para esta tarefa. E aqui, na Araquimica Araraquara, você encontra todos eles e muito mais. Fale com nossa equipe comercial em loja, tire suas dúvidas e faça as escolhas certas!

Uma boa limpeza e até o nosso próximo post.

 

 

 

Outras notícias